sábado, 8 de novembro de 2008

Instalando no Evolute SFX-15 usando Ubuntu

Sofri para instalar som no notebook Evolute SFX-15 usando Ubuntu 8.04 e 8.10. Mas finalmente consegui, usando pedaços de tutoriais de outros laptops encontrados no Google, creio que a mesma dica vale para versões antigas do Ubuntu e Debian, e se o som não continuar funcionando, também nas versões 9.04 e 9.10.

Siga os procedimentos:
Abra um Terminal/Consola/Console.

Digite:
sudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base
Aperter Enter.

Vai abrir um editor de texto, vá na ultima linha, de um enter e coloque:
options snd-hda-intel model=3stack-6ch

Salve, feche, reinicie o computador e pronto!


Até mais!

18 comentários:

Lucas Polo disse...

Ola Grabriel, eu gostaria de saber como se você conseguiu instalar o Placa Wirelles e a placa de video normalmente e se o som funcionou? Obrigado.

Unknown disse...

Olá Grabriel, eu estou usando o kubuntu 8.04 e só consegui fazer funcionar colocando a linha abaixo dentro do arquivo "/etc/modprobe.d/alsa-base"

options snd-hda-intel model=dallas

subistituindo a que você colocou

depois é só reiniciar e ativar o "Front" no mixer

Fica registrado para ajudar quem precisar

Rogério Néo

Socorro Online disse...

Valeu Rogério, sua dica tb foi de grande utilidade, com o seu comando meu som ficou ótimo.

Obrigado a todos.

Rezende disse...

Sr. Polo a placa de Wireless é baixada pela internet (estranho não é), ligue sem notebook por cabo no roteador, e clique nos drivers de vídeo e de wireless e mande instalar, ele vai baixar e instalar. Ai você pode desconectar do cabo. O som instala em baixar nada, mas fica esse problema que eu mencionei em cima, mas tudo bem, é só resolver do meu jeito ou do jeito do Rogério (ainda não testei mas como funcionou para o nosso amigo também deve ser uma ótima dica).

Lucas Polo disse...

Eu gostaria de saber sobre a placa de video, a primeira vez que eu instalei pelo SISTEMA > Drives de Hardware, mas na hora que eu reiniciei a máquina ficou sem nada na tela, muito estranho, como vocês fizeram?

Rezende disse...

Estranho, mas o vídeo funciona bem? o Compiz funciona normal? Não posso ajudar muito no seu problema pois não tenho conhecimento para isso, mas se funcionar normal tudo bem não é?

Lucas Polo disse...

Entãããão, eu acho que o problema pode ser relacionado ao disco rigido, eu tenho o Windows instalado também, então talvez seja isso, você sabe se pode acontecer erros em dual boot?

Rezende disse...

Erros do drive de vídeo relacionados com dual boot e Windows, acho meio furada. Deve ser um bug do Ubuntu mesmo, mas ai eu não entendo mesmo. :P

O vídeo funciona bem?

Lucas Polo disse...

Até que funciona bem sim, porém só quando ele quer, tem vezes que eu inicio e ele aparece a barrinha de carregando e depois fica escura a tela e não aparece mais nada. Eu até pensei em instalar o 8.10, mas fiquei meio receioso porque o 8.04 é LTS.

Rezende disse...

Atualiza para o 8,10 que está bem estável, ai você atualiza para o 9,04 quando lançar.

Lucas Polo disse...

Vou instalar agora mesmo então cara, valeu ae pelas dicas.

Rezende disse...

Oks! Ai você nos conta no que deu, abraço.

Lucas Polo disse...

Eu instalei e até agora está normal, porém eu ainda não instalei o Drive de Aceleração da Placa 3D, o que você acha?

Rezende disse...

Acho que já está instalado.

Vai no Console/Terminal e digita isso

sudo lshw -html > ~/Desktop/my_hardware.html

Vai salvar toda a configuração em um aquivo HTML, dá uma olhada no que aparece.

Lucas Polo disse...

Os efeitos de video do Ubuntu estão normais, porém agora parece que o som parece não funcionar. Eu testei as duas configurações que tem aqui no Post e nada.

Rezende disse...

As configurações aqui só valem depois que você reinicia a máquina.

Lucas Polo disse...

Minha máquina reinicio demais, mesmo assim não funcionou no 8.10 , por isso eu voltei ao 8.04 e vou ver melhor esse negócio do drive da placa de aceleração 3D aqui mesmo. Quando encontrar algo eu coloco aqui.

Rezende disse...

Ihh, muito estranho esse seu PC hein!
huahuahua

Melhor ficar com o 8.04 então, fazer o que! Apesar que nem muda muita coisa, é bom para quem usa 3G que eu sei, mas o resto eu sei lá! :P

Boa sorte.